quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Filo Echinodermata




O filo Echinodermata reúne mais de 6 mil espécies descritas de animais marinhos que em algumas classificações são distribuídas em cinco classes:
Asteroidea(estrelas-do-mar), Equinodea(ouriços-do-mar e bolachas-de-praia), Holothuroidea(pepinos-do-mar), Crinoidea(lírios-do-mar) e Ophiuroidea(serpentes-do-mar).





Os equinodermos são animais que possui um corpo totalmente revestido por uma epiderme muito fina. Esta recobre inclusive os espinhos calcários que se articulam ás placas do endoesqueleto e se movimentam por ação de músculos.

O esqueleto dos equinodermos tem origem mesodérmica e é constituído por uma matriz de proteínas impregnada de cristais de carbonato de cálcio.

A zona ambulacral são orifícios de saída de pés ambulacrais que percebemos ao visualizar o esqueleto do Ouriço- do- mar que pode ser reconhecido por suas cinco faixas ou zonas mais largas, alternadas com cinco zonas mais estreitas. Existe também as zonas mais largas sem orifícios, são denominadas zonas interambulacrais.



                                                              
                                                    negritosbio.blogspot.com


Sistema hidrovascular



O sistema hidrovascular, o sistema ambulacral atua na locomoção,respiração, captura de alimento e também como órgão sensorial, devido ás terminações nervosas que possui. Está presente apenas em equinodermos onde o sistema ambulacral consiste em um conjunto de tubos e ampolas paredes musculares internos ao corpo e de prolongamentos tubulares que se projetam para fora através dos poros no endoesqueleto, denominados pés ambulacrais. A água penetra no sistema hidrovascular pelos poro pela placa madrepórica.
Os poros  da placa madrepórica abrem-se internamente para canal madrepórico que se liga ao uma canal circular localizado em torno do tubo digestório.   

                                                                     slideplayer.com.br

Sistema digestório 


O sistema digestório é completo, com a boca situada, em geral, no centro da região voltada para o substrato (face oral) e o ânus no centro da região oposta (face aboral).Isso pode ser observado nos Ouriços-do-mar, já nas Estrelas-do-mar aboca e o ânus fica na face oral.
Os Ouriços-do-mar tem a boca conhecida como lanterna-de-aristóteles que possui cinco dentes calcários fortes e afiados ligado a uma estrutura de apoio.

                                 afifedigital.blogs.sapo.pt

Respiração e secreção 


As estruturas relacionadas ás trocas de gases respiratórios variam nos diferentes grupos de equinodermos. Os Ouriços possui brânquias são pequenas e situadas na parte exterior do corpo ao redor da boca. Nas Estrelas-do-mar há centenas de delicadas expansões situadas entre os espinhos denominados de papilas respiratórias que são consideradas brânquias. Nas holotúrias há um conjunto de tubos ramificados internos denominada árvore respiratória que é responsável pela respiração e excreção.

                                                       www.sobiologia.com.br


                               www.portalsaofrancisco.com.br




                                                              pt.slideshare.net

Reprodução


Os equinodermos são dióicos. As gônadas dos machos (testículos) e das fêmeas (ovário) localizam-se na cavidade celômica.Nos Ouriços-do-mar são cinco, nas Estrelas-do-mar são  dez e holotúrias são uma.
 O desenvolvimento é direto, podendo haver uma ou mais formas larvais. Sendo larvas plúteo dos Ouriços-do-mar, bipinária das Estrelas-do-mar e após algum tempo transforma-se na larva braquiolária. 
Uma característica notável dos equinodermos é sua grande capacidade de regeneração.Ouriço-do-mar  por um exemplo, regeneram continuamente seus espinhos e pedicelárias; as Estrelas-do-mar podem regenerar um ou mais braços perdidos.

                                                            negritosbio.blogspot.com

Sistema nervoso e sentidos


O sistema nervoso dos equinodermos consiste em um anel nervoso situado em torno da boca, do qual  partem cinco nervos radiais, que se ramificam e atingem todo o corpo.Os órgãos sensoriais são pouco desenvolvidos, compostos de uns poucos receptores químicos e táteis situados ao redor da boca e dos pés ambulacrais.

                                                                     slideplayer.com.br